Quase meio milhão de brasileiros pediu afastamento do trabalho em 2024, o assunto será tema do I Encontro de Gerenciamento de Riscos Psicossociais, no próximo dia 17 de julho, em Fortaleza

Foto: Reprodução

No próximo dia 17 de julho, Fortaleza será sede do I Encontro de Gerenciamento de Riscos Psicossociais. O evento organizado pela Mentsaúde, acontecerá no Auditório Torre Iguatemi, a partir das 13h30. O encontro somente para convidados, contará com temas como: As boas práticas do cuidado com as lideranças na prevenção dos riscos psicossociais nas empresas, a prevenção dos riscos psicossociais nas relações de trabalhos e demais pautas associadas à saúde mental dentro das organizações. 

O evento terá uma grande contribuição para os profissionais da saúde debaterem sobre os problemas que as organizações têm enfrentado nos últimos tempos quando o assunto é saúde mental de seuscolaboradores. Com uma vasta programação, o I Encontro de Gerenciamento de Riscos Psicossociais será uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre a importância de ter uma boa cultura organizacional.

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que em 2024, o Brasil registrou mais de 470 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais. Trata-se do maior número desde 2014. A crise fez com que o Governo Federal buscasse medidas mais eficazes, por meio das novas diretrizes da NR-1, a norma que regulamenta a necessidade do cuidado nas relações laborais. As empresas serão fiscalizadas. É importante que sejam levantados os riscos psicossociais e uma contínua relação de cuidados com o gerenciamento a ser prescrito num plano de ação com a proposta clara de ser um programa e não só ações pontuais.  

Foto: Reprodução

De acordo com a CEO da Mentsaúde, Mirna Moura Holanda Tinoco, os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, incluem fatores como assédio moral e sexual, e vem se tornando causas significativas de adoecimento entre os trabalhadores, gerando grandes prejuízos sociais e econômicos, especialmente no contexto pós-pandemia. “Os riscos psicossociais têm causado enormes impactos na saúde mental. Essa atualização da NR-1 é um passo importante para lidar com essa realidade”, ressalta a especialista. 

Mirna Moura Holanda Tinoco explica que a nova redação da norma obrigará as empresas a implementarem medidas para gerenciar esses riscos, garantindo que os colaboradores tenham um ambiente saudável com um olhar especial para a saúde mental.  

“As empresas deverão realizar avaliações contínuas dos riscos e estabelecer estratégias para prevenir situações de assédio e violência no trabalho e outros riscos.  A partir de agora, as empresas terão que fazer a gestão desses riscos para minimizar os adoecimentos psicológicos e ofertar segurança psicológica no ambiente organizacional. O excesso de sobrecarga de trabalho exige um cuidado especial, pois o direito ao descanso e a desconexão precisamser garantidos para o bem estar psíquico de todos”, explica a diretora da Mentsaúde , Mirna Moura Holanda Tinoco. 

A NR-01, de acordo com a CEO da Mentsaude, exige que as empresas elaborem e mantenham documentos de gestão de riscos e programas de gerenciamento de riscos à disposição para fiscalização. Esses documentos devem ser elaborados e estar disponíveis para a fiscalização quando solicitados, seja pela Inspeção do Trabalho, seja pela representação dos trabalhadores ou outros atores que atuam na fiscalização de segurança do trabalho. O documento a ser inserido o relatório e o plano de ação dos riscos psicossociais precisam estar na parte da ergonomia no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) que toda empresa precisa ter, a partir das diretrizes legais.

 

Serviço:

I Encontro de Gerenciamento de Riscos Psicossociais

Data: 17 de Julho

Horário: a partir das 13h30

Local: Auditório Torre Iguatemi - Av. Washington Soares, 55

Evento somente para convidados

Comentários

Mais conteúdo

João Inácio Júnior fala sobre os resultados de biopsias na cabeça

Empreendedores compartilham experiências através do podcast “Fala, Empresário!”

ArtePraia virou documentário