IRPF: Associação Peter Pan convida apoiadores a destinarem 3% do imposto para causa do câncer infantil

Prazo se encerra no final do mês de maio e impacta positivamente entidades sociais, promovendo continuidade de suas ações
Foto: Reprodução

O período de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) se encerra no dia 30 de maio, às 23h59. Com isso, o contribuinte deve ficar atento ao prazo para evitar cair na malha fina. A ação deve ser realizada por pessoas que receberam rendimentos superiores a R$33.888,00 ou que se enquadram nos demais grupos definidos pela Receita Federal.

Durante a declaração, o contribuinte pode realizar um ato de solidariedade e destinar até 3% do valor para a Associação Peter Pan, entidade que presta assistência e acolhimento a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. A iniciativa visa dar apoio a projetos de impacto reconhecido na sociedade e o valor é destinado ao Fundo da Infância e Adolescência, não tendo qualquer ônus para o contribuinte.

Para serem beneficiadas, as instituições precisam ter projetos aprovados e serem reconhecidas pelos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “A destinação por meio da Declaração do Imposto de Renda é de fundamental importância para a continuidade das ações realizadas pela Associação Peter Pan. A partir dela, conseguimos manter nossos 16 programas de promoção à saúde, que cuidam do paciente no diagnóstico, tratamento e pós-tratamento”, pontua Admara Pinheiro, Gerente de Mobilização de Recursos e Comunicação da APP.


Como destinar o IRPF para a Associação Peter Pan?
Apenas contribuintes que optarem pelo modelo completo da declaração podem fazer a destinação, independentemente de possuírem valores a pagar ou a receber. Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve verificar o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”, selecionando a doação ao Fundo da Criança e do Adolescente e escolhendo a esfera de atuação – estadual ou municipal. Após a seleção, o sistema gera um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) específico, que deve ser pago até o prazo final da entrega da declaração, junto com o do Imposto de Renda.

Como o sistema ainda não permite que o nome da instituição beneficiada seja indicado neste momento, é importante que o DARF e seu respectivo comprovante de pagamento sejam enviados para a Associação Peter Pan, que fará o controle e o devido acompanhamento junto aos Conselhos da Criança e do Adolescente, garantindo o repasse correto dos recursos destinados.

O site da Associação Peter Pan possui um vídeo explicativo sobre como realizar o processo da maneira correta. Confira aqui!

Comentários

Mais conteúdo

João Inácio Júnior fala sobre os resultados de biopsias na cabeça

Empreendedores compartilham experiências através do podcast “Fala, Empresário!”

ArtePraia virou documentário