Novembro Laranja: campanha nacional alerta sobre o zumbido e especialista explica sobre as causas e tratamentos

Segundo dados da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem com a condição. A fonoaudióloga e especialista em audiologia, Dra. Tatiana Menezes explica melhor sobre o zumbido.

Foto: Reprodução 

De acordo com um levantamento realizado em 2022 pela revista científica JAMA Neurology, o chamado "zumbido de ouvido" afeta aproximadamente 740 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja 14% da população adulta sofre com esse problema. A condição se torna mais grave para mais de 120 milhões de pessoas, a maioria com 65 anos ou mais. Segundo dados da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 28 milhões dos habitantes sofrem com a condição. Visando esse grande impacto na vida dessas pessoas, apresentamos em mais um ano a campanha nacional chamada "Novembro Laranja", que é sempre realizada com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre esse problema.  

"A importância do Novembro Laranja é conscientizar as pessoas a procurarem os profissionais da saúde auditiva, caso surja algum sintoma que se associe ao zumbido, por exemplo. É bom enfatizar que alguns desses sintomas são sons parecidos com um apito, um chiado, qualquer som que não seja o ambiente, e sim produzido pelo corpo da pessoa ", comentou a fonoaudióloga, especialista em audiologia, Dra. Tatiana Menezes. 

O zumbido pode afetar além do físico, podendo prejudicar o bem-estar emocional e psicológico dessas pessoas. São diversas as consequências mais comuns do zumbido, como: falta de concentração, dificuldade para dormir, queda no rendimento escolar ou no trabalho, restrição ou isolamento social, crises de ansiedade e até mesmo chegar a depressão.

"O zumbido pode ter um grande impacto na vida dessas pessoas, ocasionando estresses diários, problemas de concentração, dificuldade de dormir, pois constantemente tem um barulho incomodando o paciente. O zumbido pode até mesmo ocasionar uma depressão, isolamento social ou seja afetar o emocional da pessoa, então é de extrema importância todos ficarem atentos aos sinais", comentou a Dra. Tatiana Menezes. 

 

Causas possíveis para o Zumbido

Segundo o Ministério da Saúde as possíveis causas para o zumbido são: excesso de cera, infecções, e lesões do aparelho auditivo. Outros fatores também podem dar origem aos sintomas, como: desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco. Enquanto ao tratamento, ele depende da origem do sintoma, quando associado a perda auditiva, os pacientes poderão se beneficiar do uso do aparelho amplificador. 

 

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Além da campanha nacional, é importante enfatizar o dia 10 de novembro, data que o Brasil comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Essa é uma data que foi criada pelo Ministério da Saúde em 1997 e consolidada em portaria, para simbolizar a luta pela educação e conscientizar sobre a prevenção de problemas decorrentes da surdez. A prevenção da perda auditiva ainda é o melhor caminho para mudar as estatísticas.

 

Sobre a Dra. Tatiana Menezes

Fonoaudióloga, Diretora da Comunic Soluções Auditivas, Graduada pela Unifor em 2004.2, Especialização em audiologia pela Unifor em 2006. Mais de 15 anos trabalhando com aparelhos auditivos e implantes cirúrgicos.

Redes sociais: @tatianamenezesfono | @clinicacomunic

 

Comentários

Mais conteúdo

João Inácio Júnior fala sobre os resultados de biopsias na cabeça

Empreendedores compartilham experiências através do podcast “Fala, Empresário!”

ArtePraia virou documentário