Instituto Dragão do Mar: Liderança em Gestão Cultural, representado na ABRAOSC

Foto: Reprodução 

O Instituto Dragão do Mar (IDM) marcou presença nos dias 05 e 06 deste mês de novembro em dois relevantes seminários sobre Organizações Sociais de Cultura no Brasil, realizados em São Paulo. A diretora-presidente do IDM, Rachel Gadelha, representou a instituição em debates essenciais para o futuro da gestão cultural.

O primeiro seminário, promovido pela Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (ABRAOSC) e a Fundação Itaú, abordou o tema “Organização Social na Gestão, Inovação e Mudança Cultural”. E o segundo foi sobre os 20 anos das Organizações Sociais de Cultura, realizado pela ABRAOSC com o Governo de São Paulo, que promoveu debates sobre o futuro da gestão cultural em conjunto com as Organizações Sociais de Cultura e o poder público.

O ponto alto foi a participação do IDM no Seminário de celebração dos 20 anos do modelo de Gestão das Organizações Sociais de Cultura em São Paulo. Pioneiro na atuação de gestão cultural no Brasil, o IDM mostrou a bagagem de uma experiência de 26 anos, compartilhando percepções e desafios enfrentados ao longo de sua jornada. A celebração reuniu gestores públicos, colaboradores, profissionais da cultura e artistas, com o objetivo de discutir como fazer cultura.

Na mesa de conversa mediada por Paulo Linhares gestor cultural e responsável pela criação da primeira Organização Social (OS) de cultura a operar no Brasil, Rachel Gadelha destacou os desafios e o trabalho já existente no Ceará, através do IDM, na gestão de 16 equipamentos culturais entre Fortaleza e o interior do estado. “Ainda é muito comum a pouquíssima compreensão da cultura e existe uma concentração muito grande de equipamentos culturais em capitais e em alguns lugares nem existe um equipamento cultural.  Como também há pouca abertura e compreensão do modelo de gestão cultural e a necessidade de regulação. No Ceará, existe uma facilidade por estarmos com uma relação muito próxima com o estado, o que fortalece nossa gestão.” 

Saiba Mais

O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS) com 26 anos de atuação no campo cultural do Ceará. É uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, e atua em parceria com o Governo do Ceará, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.

A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do estado. 

Comentários

Mais conteúdo

João Inácio Júnior fala sobre os resultados de biopsias na cabeça

Empreendedores compartilham experiências através do podcast “Fala, Empresário!”

ArtePraia virou documentário