Fortaleza recebe a quinta edição do ArtePraia

As intervenções ocorrem em seis praias da capital cearense 

Foto: Reprodução

Os frequentadores das praias do Futuro, Sabiaguaba, Barra do Ceará, Praia dos Crush, Mucuripe e Poço da Draga serão surpreendidos, nos próximos dias 15, 16 e 17 de setembro, com intervenções artísticas da 5ª edição do Projeto ArtePraia. A proposta é justamente ultrapassar os lugares legitimados do fazer e apreciar arte como museus e galerias, promovendo intervenções artísticas em um dos espaços brasileiros mais democráticos: as praias.

Neste ano, o projeto alcançou o número de 418 inscrições, com trabalhos de 24 dos 27 estados brasileiros, mostrando que é um evento plural e nacional. Com relação à última edição, houve um aumento de 47% no número de artistas/coletivos inscritos. “Para nós, foi uma grata surpresa um número tão grande de trabalhos enviados, projetos de altíssima qualidade, mostrando que a cultura segue forte e vibrante”, afirma Gustavo Wanderley, curador do ArtePraia.

Um dos critérios para a seleção dos trabalhos é que as propostas sejam arte efêmera - forma de expressão artística que valoriza a transitoriedade, a impermanência e a experiência momentânea. “O contato do público com a obra pode causar vários sentimentos, como: leveza, estranhamento e várias outras reflexões. O objetivo é desafiar as convenções da arte, do rigor e da permanência, criando obras que existem por um curto período de tempo. Essa abordagem artística tem como foco a experiência imediata do espectador e sua interação com a obra”, explica Gustavo.

Para além do olhar da arte, o projeto também tem o propósito de chamar atenção para a importância do cuidado com meio ambiente, em especial, o meio ambiente marinho. “Nós, do Grupo Marquise, mantemos programas permanentes de educação ambiental para deixar no presente e para as gerações futuras a mensagem da importância do descarte correto de resíduos e da responsabilidade de cada um de nós com o meio ambiente. Trabalhar o tema sob a ótica da arte é algo que torna ainda mais enriquecedor, por isso apoiamos o Projeto ArtePraia”, pontua Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise.

Com relação ao cuidado com o meio ambiente, Gustavo Wanderley lembra que está previsto no edital que as obras não devem deixar qualquer resquício no ambiente em que for instalada/executada. Está também entre as regras que, no caso de utilização de materiais, estes devem ser biodegradáveis ou recicláveis e, sob nenhuma hipótese, podem degradar o meio ambiente.

Ao todo, foram selecionados 09 trabalhos. São eles: ALAPraia (MG) - Coletivo Arte Livre Ambulante;  Coletivo IBMC (RN) - Instituto Brasileiro Memória Costeira;  Danielle Fonseca do Nascimento (PA) - Habitar a dobra da onda; Eduardo Frota (CE) - Arte pra quê? Arte pra quem?; Flávio Carvalho (RJ) e Lula Duffrayer (RJ) - Pirilampos do Planeta; Marcos Martins (ES) - Navegantes; Matheus Dias Aguiar (CE) - Passagem Onírica: o sonho não falha; Pedra Silva (CE) e Rastros de Diógenes (PB) - Aparições à Beira Mar; e Susan Moreno (SP) - Algareum.

O ArtePraia é uma realização da Casa da Ribeira, Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo Federal à Cultura Rouanet. Conta com patrocínios do Grupo Marquise e Ecofor Ambiental “Estamos ansiosos para mais esta edição. Temos certeza que será uma experiência única para o público, para os artistas e para a cidade. A nossa aposta é que, ao ampliar o contato e permanência das obras artísticas com o público, nós possamos causar pequenas panes em relação às paisagens cristalizadas recorrendo aos campos do afeto, memória e espanto.”, finaliza Wanderley.


Serviço

O que: ArtePraia

Quando: 15, 16 e 17 de setembro

Onde: Praias do Futuro, Sabiaguaba, Barra do Ceará, Praia dos Crush, Mucuripe e Poço da Draga

Saiba mais sobre os lugares e cada uma das intervenções no www.artepraia.com

Comentários

Mais conteúdo

João Inácio Júnior fala sobre os resultados de biopsias na cabeça

ArtePraia virou documentário

Empreendedores compartilham experiências através do podcast “Fala, Empresário!”