Hérnia de disco: quando não tratada, condição pode evoluir e causar dano neurológico
A hérnia de disco é caracterizada quando os discos que ficam entre as vértebras da coluna rompem e pressionam as raízes nervosas próximos ao disco vertebral. Considerada uma síndrome ocasionada por vários fatores, quando não tratada, pode provocar danos neurológicos.
A situação é a mesma que acomete o cantor Wesley Safadão. Dentre os sintomas mais comuns para o artista, estavam dores nas partes íntimas e as nádegas anestesiadas. O cearense possui alterações anatômicas que aceleraram o processo de formação da hérnia e aumentaram a gravidade do quadro.
"Os riscos podem estar relacionados a possíveis fatores genéticos, posturais, problemas musculares devido o disco comprimir a medula ou nervos que passam e saem do canal vertebral”, diz Dr. Rômulo Pinheiro- Ortopedista e Especialista em Coluna pela FMRP-USP.
Em muitos casos, a dor na lombar irradiando para o glúteo ou pernas, são os primeiros indícios de uma hérnia de disco, podendo ser constante e piorar ao realizar alguns movimentos.
Outros sinais são fraqueza nas pernas e nos pés, dificuldade para se mover e a sensação de queimação e formigamento nas costas ou nádegas.
Em quadros clínicos conservadores, se faz o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia e acupuntura são suficientes para reverter o problema.
"Quando não mostram resultados efetivos ou quando um quadro de compressão do nervo exercida por parte do disco que extravasou, indicamos a cirurgia", explica Dr Rômulo Pinheiro.
Comentários
Postar um comentário