Espetáculo “Choveu e as Nuvens Caíram no Chão” começa segunda temporada
Serão 04 apresentações gratuitas, nos dias 30 e 31 de agosto
A arte é uma janela para a expansão de horizontes e é sob esta perspectiva que a segunda temporada do espetáculo "Choveu e as Nuvens Caíram no Chão" terá como foco estudantes da Rede Pública de Ensino de Fortaleza. As apresentações serão nos dias 30 e 31 de agosto, no Cuca Mondubim. A primeira temporada teve quatro apresentações, sendo aplaudida por cerca 500 pessoas.
Idealizado há quase 20 anos pela atriz e produtora Vini Fernandes, o tema da peça nunca esteve tão atual: fala sobre silêncios e barulhos que permeiam nosso cotidiano cada vez mais tomado pelo imediatismo. O assunto é mostrado na peça de forma coloquial, leve e ao mesmo tempo delicada. “Estou muito feliz com a receptividade do público. A verdade é que qualquer um de nós, de todas as idades, facilmente se identifica com alguma situação retratada na peça. Isso aproxima a obra da plateia. Nessa nova temporada, o público alvo são os jovens e isso me deixa muito entusiasmada, uma vez que sabemos que se trata de um tema cada vez mais urgente de ser abordado”, pontua Vini Fernandes.
"Choveu e as Nuvens Caíram no Chão" retrata os diálogos de dois atores Vini Fernandes e Iago que saem da rotina e, em um local de isolamento e silêncio, passam a ouvir o ‘barulho” de suas mentes que refletem os conflitos psicológicos e o encontro/desencontro com o outro e consigo. Em meio a um texto que leva a sorrisos e indagações, o espetáculo trata de sofrimentos concretos e abstratos que permeiam a vida cotidiana, mas também fala de autocuidado e de cuidar dos outros.
Para dar voz e concretude aos sentimentos, toda a peça foi construída em torno da palavra. Os outros elementos ficam em segundo plano justamente para dar mais destaque à dramaturgia dos personagens e aos diálogos. Essa também é uma forma de o público sentir melhor o texto e captar a mensagem transmitida. Em meio a narrativas por vezes absurdas que embaralham realidade e ficção, somos levados a refletir sobre a vida ‘comum’ de todos os dias.
O dramaturgo Rafael Martins explica que o tema se refere a situações bem marcantes na sociedade. “No contexto neoliberal da sociedade do desempenho, precisamos produzir cada vez mais, sem descanso. Mesmo no tempo de folga, estamos produzindo conteúdo, postando, gerenciando imagem, angariando a legitimação alheia nas redes sociais. Tudo isso nos faz sentir cada vez mais uma exaustão física e psíquica, nos levando a estados de anestesia, esgotamento, carência, distração, ansiedade, depressão, hiperexcitação, angústia e tantas outras perturbações. A dramaturgia nos convida a olhar para tudo isso, rir, dar vazão a sentimentos e resgatar a pulsão genuína da vida, mesmo que por um instante, através da experiência teatral", afirma.
O projeto é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura; além de ser patrocinado pelo Grupo Marquise, Ceará Cidadão e Unimed. A segunda temporada conta ainda com apoio da Rede Cuca e da Secretaria da Juventude e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A peça busca ser um momento de respiro em meio aos dias agitados da rotina.
“Acreditamos na educação por meio da arte e estamos muito felizes em proporcionar essa experiência aos nossos jovens da Rede Cuca, ainda mais tratando de um tema tão oportuno”, finaliza Davi Gomes, secretário municipal de juventude.
Serviço - Espetáculo “Choveu e as Nuvens Caíram no Chão”
Data: 30 e 31 de agosto
Horários: sessões às 9h30 e às 14h30
Local: Cuca Mondubim
Ficha Técnica
Direção: Yuri Yamamoto
Dramaturgia: Rafael Martins
Orientação de Movimento: Andrea Bardawil
Elenco: Vini Fernandes e Iago
Cenário e Figurino: Yuri Yamamoto
Coordenação de Produção e Produção Executiva: Ana Paula Medeiros
Produtoras: Regina Lima e Carla Melo
Desenho de Luz: Ciel
Assistência e Operação de Luz: Jão
Operação de Som: Tiago Campos
Designer Gráfico, fotos, vídeo e Identidade Visual: Tim Oliveira
Coordenação Administrativa: Jeane Ataíde
Música: Ayrton Pessoa
Locução/Voz Off: Rafael Martins
Assessoria de Imprensa: Farol Comunicação
Comentários
Postar um comentário