Cabeleireiro com seis décadas de trabalho e presidente fundador da ACEC: conheça a história de Gurgel do Amaral

O organizador da Feira Regional da Beleza é um dos principais nomes do mercado da beleza no Ceará, reconhecido por várias gerações de profissionais do setor

Foto: Reprodução

É difícil encontrar um profissional da beleza no estado do Ceará, seja da nova ou da antiga geração, que nunca tenha ouvido o nome de Gurgel do Amaral. O fundador e presidente da Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará está no ramo há 60 anos, sendo responsável por importantes transformações no cenário local da moda, maquiagem e beleza. A ACEC é também responsável pela Feira Regional da Beleza, evento com alcance nacional que chega em sua 31ª edição nos dias 15, 16 e 17 de outubro. Para ele, a Feira é uma forma de reunir profissionais, especialistas, empresários, consumidores e imprensa em um encontro que valoriza o potencial econômico do setor.

Dentro de suas seis décadas de história como maquiador e cabeleireiro, há também os 39 anos em que o hair stylist cearense se dedica à ACEC como presidente. A associação tem como principais atribuições reunir e capacitar profissionais para atuar no setor por meio de formações, oficinas e descontos em outros cursos para quem é associado. Outro benefício importante é proporcionar um departamento jurídico a esses trabalhadores.

Hoje, as novas gerações têm junto com a ACEC uma série de privilégios que, em outras épocas, eram claramente inacessíveis. Como exemplo, a longa experiência de Gurgel no Ceará passa por momentos em que o cabeleireiro teve de superar as adversidades para conquistar seu espaço dentro de um mercado ainda tímido e um tanto conservado quando ele fez seus primeiros cortes há 60 anos.

A história de Gurgel na área da beleza remonta ao período em que ele morou no Rio de Janeiro (1956), quando a cidade ainda era a capital do Brasil. Na época, o futuro cabeleireiro ainda trabalhava como contador. No mesmo ano, ele se interessou no curso de estética Francy Bell, realizado na cidade maravilhosa, e resolveu se matricular, terminando a formação no ano seguinte e voltando para Fortaleza.

Morando no bairro Montese, o recém-formado esteticista inaugura um salão de beleza. Diferente dos demais, Gurgel quis que o estabelecimento levasse seu nome. “Eu fui o primeiro cabeleireiro a botar o nome do salão com o nome próprio, Gurgel, no Ceará. Depois, passei a ter muita gente colocando seu próprio nome no salão de beleza”, explica o presidente da ACEC.

De lá para cá, Gurgel trouxe outras novidades no ramo. Algumas mais afetivas. Uma delas foi trazer a própria irmã, Herbênia Gurgel, para ser manicure em seu salão. Por mais que a união seja comum nos dias de hoje, naquela época a ideia enfrentava resistências conservadoras. “Minha irmã é manicure, e minha família na época era toda contra. Pois a manicure há 50 anos era algo pejorativo. São mulheres que íam fazer a unha na Praça do Ferreira e que não eram bem vistas pelos demais”, relembra Gurgel, que chega a rir dos valores morais datados da época.

Outro campo inovador em sua carreira foi abrir espaço para que uma modelo negra estivesse em destaque no cenário da beleza nacional. Foi o caso da cearense Edilma Cerejo, a primeira miss negra do estado famosa entre as décadas de 1960 e 1970. Posteriormente, Gurgel a levou para um desfile no Piauí, em um momento da história em que a discriminação era mais forte do que nos dias de hoje. Além desse trabalho pioneiro, Gurgel ainda foi durante muitos anos o maquiador oficial do Miss Brasil e Miss Ceará, estendendo seu trabalho em academias de dança pelo estado.

Com 81 anos de idade e otimista com a realização da 31ª edição da Feira Regional da Beleza, Gurgel do Amaral ainda mantém seu olhar curioso sobre o que é tendência dentro do mercado dos cabelos, maquiagens, cosméticos e acessórios. Com mais de seis mil profissionais cadastrados na ACEC e 550 marcas confirmadas na feira neste ano, o eterno hair stylist procura manter sempre a disciplina de estar “com os pés nos chão” para continuar caminhando num mercado em constante crescimento.


Conquistas de Gurgel do Amaral:

Maquiador com certificados reconhecidos pela Academia Charles Of The Ritz de Nova York;

Instrutor do SENAC durante 12 anos, colaborando na formação de profissionais da área de beleza. É de sua autoria o primeiro curso de maquiagem no estado do Ceará;

Diplomado pelo Teatro Duse, do Rio de Janeiro, em Especialização em Maquiagem para Teatro, Televisão e Cinema;

Troféu das Tintiras Miss Cleirol (1976), no clube America de Fortaleza, conquistando o primeiro lugar.

Troféu “Gente que faz”, outorgado pela campanha Sebrae/Rede Globo 

Troféu Velas do Mucuripe em 1988, durante evento nacional realizado no Centro de Convenções do Ceará;

Homenageam no canecão no 1º Festival Niase/Biocolor (1998), no Rio de Janeiro, representando o Ceará;

Comenda Boticário Ferreira, uma homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza, pelos serviços prestados em prol da profissão. O projeto foi apresentado pelo vereador Narcilio Andrade em 1996.


Sobre a 31ª Feira Regional da Beleza

O evento de alcance nacional é realizado anualmente na cidade de Fortaleza (CE), com organização da Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará (ACEC). O encontro acontecerá nos dias 15, 16 e 17, no Centro de Eventos do Ceará, das 13 até 21 horas. São 14.500m2 ocupados com estandes de 550 marcas nacionais e internacionais.  

Na feira, o público poderá acompanhar também o “23º Congresso de Manicure, New Design, Epilação, Bronzeamento e Embelezamento de Olhar”, das 09 às 18 horas, localizado no 1º Mezanino do Centro de Eventos do Ceará. Estão previstos, ainda, lançamentos de produtos, equipamentos e serviços para cabelos, barbearia e oficinas e varejo da beleza.

A "Feira Regional da Beleza" promete movimentar a economia local, com o impulsionamento de caravanas de todo o Brasil . Os ingressos já podem ser adquiridos no site da ACEC.


Serviço:

31ª Feira Regional da Beleza

Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste

Endereço: Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza/CE

Data: 15, 16 e 17/10/2023

Entrada: R$ 10,00 / dia

Site da ACEC: https://www.acec-ce.com.br/

Perfil no Instagram: @associacao_dos_cabeleireiros

Comentários

Mais conteúdo

João Inácio Júnior fala sobre os resultados de biopsias na cabeça

ArtePraia virou documentário

Empreendedores compartilham experiências através do podcast “Fala, Empresário!”