Açaí, Mandioca, Maniva, Tucupi e Jambu: culinária do Pará é celebrada no concurso gastronômico “Alimentando nossa Cultura”

Ingredientes do estado mais populoso da região norte serão os protagonistas desta competição nacional valendo prêmios no valor de R$ 10 mil; inscrições abertas até 31 de agosto

Foto: Reprodução

O Centro Cultural do Alumínio (CCAL), localizado na cidade de São Paulo-SP, está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para a primeira edição do concurso nacional de gastronomia "Alimentando nossa Cultura". A competição tem como enfoque a riqueza, sabor e criatividade da culinária brasileira, com ênfase no estado do Pará. Entre os ingredientes mais queridos e tradicionais utilizados pelos paraenses, estão o açaí, cacau, castanha do Pará, cupuaçu, peixes de água doce como o Filhote, mandioca e suas derivações como o tucupi e a tapioca, entre muitos outros.

Uma realização do Centro Cultural do Alumínio (CCAL), do Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, o concurso "Alimentando nossa Cultura" tem como propósito valorizar a diversidade culinária brasileira e, em especial, os ingredientes do Pará e sua contribuição para a gastronomia do país. O evento também conta com a chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o patrocínio master das empresas Albras e Hydro, além do patrocínio das empresas Alcoa, CBA e Novelis.

Com suas raízes profundas na cultura amazônica, a culinária do Pará é uma fusão única de influências indígenas, africanas e portuguesas. Reconhecida por suas típicas preparações exóticas, mantém as tradições históricas que formam sua identidade cultural, por meio de receitas regionais como a Maniçoba, Tacacá, Tucupi entre outras provenientes da biodiversidade amazônica.

Como exemplos dessa biodiversidade, é possível citar o açaí, a mandioca, a maniva, o tucupi e o jambu. O açaí, fruto de uma palmeira muito comum no Norte, de coloração roxa, é popularmente conhecido no Brasil e consumido em preparações doces como sorvete ou suco. Já no Pará, o consumo característico da região é o alimento puro e gelado, sem ser adoçado, acompanhado da farinha de tapioca granulada. A mandioca, um alimento tradicionalmente utilizado na culinária indígena, possui destaque na gastronomia paraense por suas inúmeras derivações, como a maniva – uma massa escura preparada a partir do cozimento das folhas de mandioca brava por 7 dias, sendo o ingrediente base principal para o preparo da Maniçoba – e o tucupi, espécie de molho extraído da mandioca, conhecido por sua acidez e aroma exótico. Além disso, em sua versatilidade, o tubérculo dá origem a diversas variações de farinhas como a tapioca, goma de mandioca, farinha d’água e farinha de carimã.

Já o jambu, também conhecido como agrião do Pará, uma planta que apresenta propriedades medicinais, é um alimento típico da culinária amazônica com sabor exótico, que proporciona uma sensação única de leve dormência e formigamento nos lábios quando consumido. Por essas características sensoriais, o jambu também ficou conhecido até mesmo no meio musical, com a famosa frase “o jambu treme”.



Sobre o Centro Cultural do Alumínio

O CCAL é um espaço público, multidisciplinar que busca fomentar a cultura do alumínio promovendo a informação através de uma série de ações que englobam exposições, oficinas, palestras, workshops e um completo acervo. O local é situado na Avenida Dr Cardoso de Melo, 1308, no 4º andar, Conj.42 – Vila Olímpia (SP). A visitação é gratuita e funciona de segunda a sexta, das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00




Serviço

Concurso Gastronômico - “Alimentando nossa Cultura: Cozinha de fusão e afetividade”.

Inscrição gratuita

Data de inscrição - 24/07 a 31/08

Evento de avaliação dos jurados - 21/09

Inscrições e mais informações: http://www.alimentandonossacultura.com.br/

Comentários

Mais conteúdo

João Inácio Júnior fala sobre os resultados de biopsias na cabeça

Empreendedores compartilham experiências através do podcast “Fala, Empresário!”

ArtePraia virou documentário