Caravana da Leitura volta a circular de forma presencial

Arquivo: Assessoria 

Depois do período de isolamento imposto pela pandemia, a Caravana da Leitura e do Autor Cearense volta a ser no formato presencial, levando conhecimento, diversão e ampliando a vivência literária e de mundo de crianças e jovens por todo o Estado. Em sua oitava edição, o projeto circulará pelo Maciço do Baturité, contemplando as cidades de Guaramiranga, Baturité e Redenção.

Nessa temporada, que já começa agora em abril, a Caravana passará por 12 escolas públicas dessas cidades. Serão oferecidas oficinas literárias, rodas de leitura, apresentações de contação de histórias, conversa com autores cearenses, doação de livros e distribuição de material informativo do projeto.  A proposta é incentivar o hábito da leitura e formar leitores de todas as classes sociais, etnias e credos.

“Estamos muito felizes com esse retorno presencial. É sempre melhor quando podemos ver de perto a reação das crianças quando são apresentadas a esse universo lúdico e tão especial que é a leitura, as histórias, a imaginação”, comemora Luisla Carvalho, coordenadora do projeto. 

Luisla explica ainda que outro foco da Caravana é divulgar os autores cearenses e suas obras junto ao público infanto-juvenil. Essa edição, contará com a participação dos seguintes escritores: Julie Oliveira, Rouxinol do Rinaré, Almir Mota e Fabiana Guimarães. O projeto pretende alcançar este ano 1.500 crianças e jovens. 

O projeto vai além da contação de histórias. Está no escopo da Caravana outras atividades que serão desenvolvidas em cada uma das três cidades como: sorteios de exemplares entre os alunos das 12 escolas; sorteio de uma mini biblioteca de bolso com 30 volumes; formação em dinamização de livros e contação de histórias para professores do município; duas apresentações de contação de histórias para crianças e jovens; três oficinas literárias para crianças do Fundamental I; bate-papo com um autor cearense; doação de 1.200 livros dos autores cearenses; e doação de um computador e um tablet para a biblioteca de cada município.

 

A Caravana da Leitura, com agradecimento a Enel e com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei do Mecenato Estadual, é promovida e produzida pela Cia. Prisma de Artes. Luisla acrescenta a importância da lei do Mecenato para a cultura. “A lei do Mecenato Estadual com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e agradecimento a Enel são grandes instrumentos de fomento às atividades culturais em nosso Estado”, disse.

Comentários

Mais conteúdo

João Inácio Júnior fala sobre os resultados de biopsias na cabeça

Empreendedores compartilham experiências através do podcast “Fala, Empresário!”

ArtePraia virou documentário