Move Ceará sobe a serra do Maciço de Baturité para dialogar com atores

Reprodução:Assessoria

Baturité, município do Maciço de Baturité, irá receber a próxima parada do Move Ceará em sua rota pelo Estado. O projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma de negócios TrendsCE chega à macrorregião, formada por treze municípios, para debater ações prioritárias para o desenvolvimento econômico local. Representantes dos setores produtivos do Agronegócio e Agricultura Familiar e da Mineração terão suas demandas ouvidas pelo encontro, que deverá acontecer na próxima quinta, 24, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Baturité, em dois horários: às 9h e às 13h.

O Maciço de Baturité, formado por 13 municípios, ocupa uma área de aproximadamente 2,49% do Estado. Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção são os municípios que compõem a macrorregião, que tem os domínios naturais das serras úmidas e secas e dos sertões como suas características geoambientais dominantes. 

Entre as vocações econômicas da macrorregião, a agropecuária ocupa destaque, sobretudo por ser também uma  região de significativa parcela de população no meio rural, que cresceu 0,9% em 2020. O Maciço de Baturité será a próxima parada do Move Ceará, que chega à região serrana para conhecer as demandas do setor produtivo local.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a atividade agropecuária é responsável por 10% do PIB da macrorregião. O Produto Interno Bruto (PIB) do Maciço representa, atualmente, cerca de 2% do PIB do Estado.

O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento de cada um de seus treze municípios nesse setor, que será debatido de forma prioritária pelo próximo encontro regional do Move CE. Marcado para o dia 24 de março, o encontro reunirá os principais representantes do setor produtivo para pensar em ações de fomento à economia local.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense. 

Divulgação 

Calendário

Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).

Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará estará disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará - Macrorregião Maciço de Baturité

Data: 24 de março de 2022

Local: Av. Ouvidor Vitoriano Soares Barbosa, 160 - Sanharão, Baturité - CE

Horário: 9h (Agronegócio e Agricultura Familiar e Educação)

13h (Turismo e Mineração)

Comentários

Mais conteúdo

João Inácio Júnior fala sobre os resultados de biopsias na cabeça

Empreendedores compartilham experiências através do podcast “Fala, Empresário!”

ArtePraia virou documentário